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segunda-feira, 4 de maio de 2020

As necessidades formativas do professor dos anos inicias

Por: Fernando Saraiva
Imagem: Celso Antunes

Você estudante de pedagogia ou profissional da educação dos anos inicias, já parou para pensar algum dia nos conjuntos de necessidades que transpassam a formação de professores dessa etapa da vida escolar, em relação ao domínio das diversas disciplinas?

Partindo do que poderia ser entendido como o básico ou elementar, o professor deve em primeiro lugar conhecer a própria disciplina, neste caso,  todas que ele lecionará, de modo geral, seus conteúdos propostos, mas, não somente isso, deve também conhecer e relacionar problemáticas reais e por vezes complexas e transportar para uma linguagem acessível ao educando, utilizando, se possível, estratégias de ensino contextualizadas com aspectos social, histórico e cultural do aluno. (UFA) 

Como já comentado, conhecer a disciplina lecionada e sua relevância, são importantes, no entanto, não é o único desafio, deve-se conhecer os obstáculos para o seu desenvolvimento em sala de aula, incluindo as limitações dos próprios professores, a autodescoberta e ou a intervenção  pedagógica da escola, possibilita ao educador, não somente ampliar seu conhecimento sobre ela (as disciplinas), como também, superar seu viés conteudista, que permeia a formação de um grande número de educadores, conferindo-a um sentido mais humano, social e cultural, atribuindo-lhe  aspectos enriquecedores a sua didática. 

Outra necessidade na formação está justamente relacionada a desconstrução do senso comum do docente, que seriam ideias preconcebidas do próprio ensino livresco como forma primária de ensinar, que por voltar sua centralização estática no material didático, impede ou inibi o desenvolvimento de uma aprendizagem por descoberta, cooperativa, significativa e relacional, oriunda das múltiplas relações aluno/professor; aluno/aluno; aluno/outro, que não necessariamente esteja restrito ao ambiente escolar, mas, oportunizado e maximizado por ele. 

Há por assim dizer, uma clara necessidade do professor adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos sobre os processos de ensino e aprendizagem das diversas disciplinas, que em conjunto possibilitam aos educadores uma vasta visão dos processos de descoberta e apreensão pelo educando, podendo assim interagir ainda mais com os seus alunos, que por sua vez devem ter seus  conhecimentos de mundo respeitados e valorizados pelos educadores.

Um outro aspecto importantíssimo na formação dos professores é justamente a constituição de uma consciência crítica e não meramente repulsiva, que permita que o ensino entendido como tradicional, possa ser entendido dentro de suas insuficiências e limitações, contudo, provendo ou utilizando-se de alternativas que possibilite em  uma transformação de tais práticas pedagógicas, de modo, que mesmo os educadores com uma formação mais arcaica, experimentem novos fazeres pedagógicos em sua prática em sala de aula, modificando mesmo que lentamente sua relação com os processos de ensino e aprendizagem  .      

Por fim, mas não encerrando, cabe ainda a preparação e o acompanhamento de atividades que promovam o processo de ensino e aprendizagem, de modo a desconstruir velhos hábitos e ideias a respeito da utilização da simples “leitura” do material didático como forma de dialogismo com seus educandos, mas ressignificando-o, guiando e ao mesmo tempo possibilitando ao aluno guiar-se neste processo, por meio de atividades que promovam maior interação entre este e o professor, outros educandos e o mundo vasto e ansioso para ser descoberto por ele.

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